Dificuldades em deixar um comentário? Então clique aqui.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Reciclagem

O que podemos fazer com as sobras de mantas e tecidos? É uma pergunta que sempre me fazem. Eu, particularmente aproveito tudo. Tenho umas caixas, onde coloco os tecidinhos separados por cor e, sempre que tenho um tempinho livre, lá vou eu remexer e criar alguns bloquinhos. Podemos aproveitá-los de diversas maneiras.

Os quadradinhos, com muita paciência e carinho, podemos ir emendando-os e criando assim um novo tecido, com o qual poderemos confeccionar alfineteiros, necesséries, descanso de panelas, etc.




Com as faixas,

fazendo combinações de cores e estampas, dá um belo seminole para aplicar em panos de prato, toalhas de rosto e banho. Gosto muito de fazer a técnica Crazy, tendo como base um pedaço de morim ou outro tecido qualquer, vou aplicando à máquina os tecidinhos da mesma cor ou coloridos, e assim obtenho um novo tecido diferente para fazer bolsas, jogos americanos, almofadas, blocos para aplicar em diversos trabalhos.
Podemos usar também em forração de caixas, aquelas de MDF ou mesmo uma de papelão, aquela que voce tem em casa e não quer se desfazer por ter um tamanho bom ou um formato diferente.
A onda hoje é reciclar, e tudo pode ser aproveitado com resultados maravilhosos. Basta ter paciência, e fazer com capricho e muito carinho.

O que fazer com estes pequenos tecidos?




Aqui estão algumas carteiras que fiz.





Outras carteiras, em laranja e amarelo.



Caminho outono
-----------------

gostei muito deste modelo,

achei-o diferente e resolvi fazer um. Como estávamos (na época em que o descobri) no outono, escolhi esses tecidos. Por falta de tempo, ele ficou descansando um pouco na gaveta. Na semana passada encontrei-o e resolvi tirar uma horinha para terminar. Ficou assim, em cima do meu móvel da sala. Agora, pretendo fazer outro, mas usarei tecidos com estampas natalinas.


Aqui, tenho alguns pequeninos patchs que vou usá-los em alguma peça pequena ou para forração de uma caixa que está guardada já há algum tempo.



Mario Quintana
-----------------

Recebi de um amigo, através de e-mail, este poema que muito me agradou e coloco-o aqui para voces também desfrutarem e refletirem.

"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal!
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor, de nossa vida.
Quando se vê, passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade
Eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando
pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Segurando o amor que está na minha frente e diria que:
Eu o amo!
E tem mais...
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse
tempo que, infelizmente, nunca mais voltará."


Consegui, finalmente, terminar os caminhos de mesa verde e bege e já poderei entregar. Espero que agrade a minha amiga Sonia.















PRIMAVERA
--------------

Chegou! E junto dela um friozinho úmido, daqueles que dá vontade de ficar em casa, debaixo da manta do sofá, bebendo um cházinho gostoso junto com um delicioso bolo, ouvindo música ou assitindo a um filme.
Mas, mesmo com essa temperatura de inverno, as flores estão cada dia mais lindas no jardim e para variar, fotografei mais algumas.


Beijos e um bom fim de semana à todas.

Maria Josefa
-----------------------------------------

4 comentários:

Georgina disse...

Quántas ideias boas! O caminho de mesa de outono eu tb fiz o mesmo no 2007, é um desenho muito bonito.
Eu conservo os pedacinhos junto com o tecido principal pois gosto de arrumar por cores, mas estou vendo otima a ideia de ter os cuadradinhos já prontos. bjos desde Qatar.

Danyele disse...

OLÁ!
realmente é muito bom saber oque fazer com tantos pedaços de tecidos que vao se acumulando dentro de uma gaveta ou de uma caixinha.. ideias criativas sao sempre muito bem vindas! e sempre acabam se tornando ótimas ideias!
parabens pelas ideias!
um grande beijo da aluna... =)
dany

sandra disse...

Olá, é a primeira vez que visito o seu blog e gostei muito! Está cheio de boas ideias.

Claudia disse...

Quantos trabalhos lindos, Maria!
Adorei as carteiras! Gosto muito de patchwork, mas nunca tentei fazer; quem sabe um dia...
Que pena vc não poder tricotar mais; mas mesmo assim arrumou uma outra arte, né?!
Beijinhos e volte sempre pra visitar o blog!