Dificuldades em deixar um comentário? Então clique aqui.


domingo, 6 de dezembro de 2009

SÃO NICOLAU

Hoje, em alguns países, é comemorado do dia de São Nicolau.



São Nicolau de Mira (também conhecido como São Nicolau de Bari) é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega.
Dizem que teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 342.
Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse com dificuldades financeiras. Colocava um saco de moedas na chaminé das casas mais necessitadas.
Foi declarado santo depois de muitos milagres lhe serem atribuídos. A sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e tornou-se conhecido em todo o mundo.

O nome varia de acordo com os países:

Nicolau na Alemanha, Viejito Pascuero no Chile, Papá Noel na Espanha/ Argentina, Pére Noël na França, Santa Klaus nos Estados Unidos, Father Christmas na Inglaterra, Babouschka na Rússia.

São inúmeros os relatos e histórias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que geminaram sobre este santo muito popular, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, (Papai Noel no Brasil) um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.

É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo de igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.

Dizem que na cidade de Bari, na Itália, estariam sepultados seus restos.

UMA LINDA SEMANA A TODAS!

Nenhum comentário: